domingo, 17 de agosto de 2014

Seguramente um dos jogos mais importantes da época


Pode até parecer prematuro mas o jogo com o Lille deve assim ser catalogado e, mesmo considerando a pressão que implica a esta equipa que está junta há tão pouco tempo, é assim que temos de o enfrentar.
A entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões implica imediatamente duas coisas: muito dinheiro e quase assegurar, na pior das hipóteses, o acesso é Liga Europa (só o último classificado do grupo não se mantém nas competicões europeias). Se a primeira (€) é muito importante (diferente de fundamental) para o orçamento da época, a segunda é fundamental para os objectivos desportivos dos atletas mas sobretudo da massa adepta.


No caso financeiro não quero nem posso alongar-me porque nunca me dei ao trabalho de fazer uma análise exaustiva nem sei se tenho capacidade/dados para o fazer. Relativamente ao objectivo desportivo parece evidente que para jogadores como Casemiro, Tello e Oliver, cujos passes não pertencem ao clube, a Liga Europa não é montra suficiente. Isso não significa que a atitude vá ser diferente mas é obvio que há factores psicológicos que condicionam mesmo se quisermos pensar de forma diferente. 

De outra forma e face á expectativa criada há um enorme vontade de testar a nossa equipa contra adversários de champions. Recordo conversas dos anos em que vencemos a Liga Europa (ou taça UEFA) em que não raras vezes ouvia "... se nesse ano estivessemos na champions é que era..." (felizmente com Mourinho ao leme tivemos oportunidade de fazer esse teste com o resultado que se conhece)
 

Notas:

I - Adrian (não interessa se pagamos ou quanto pagamos porque os direitos de crédito não cessam só porque o devedor se atrasa a pagar): não podemos considerar anormal que de um jogador avaliado em mais de 18 milhões de euros sejam esperados resultados imediatos (tendo em conta que o nosso clube não costuma, ao contrário de outros, pagar isso por um apanha bolas). Adrian ainda não demonstrou as qualidades que tem certamente mas acredito que vai demonstrar muito brevemente, talvez já na quarta-feira.
 

II -  só eu é que acho estranho que uma noticia, relativa a um jogador português que joga em Inglaterre e que alegadamente pode vir a jogar em Portugal, seja lançada por um jornal italiano (curiosamente o mesmo país do clube alegadamente mais interessado no jogador). Provavelmente não é nada estranho. É apenas prova de que a comunicação social é um negócio que nada tem a ver noticias baseadas em factos.

Sem comentários:

Enviar um comentário